Em um novo revés para a gigante da tecnologia Google, crÃticas emergiram com relação ao suposto viés ideológico da sua mais recente inteligência artificial – a Gemini. O debate acerca da dificuldade de correção de problemas relacionados ao posicionamento tendencioso em IA se acirra com o passar do tempo.
Foi na semana passada quando a controvérsia teve inÃcio, ao ser notado que a Gemini se recusava a gerar imagens de pessoas de etnia branca. A partir daÃ, o chatbot foi alvo de acusações diversas, desde promover comparações controversas entre tweets impactantes até se recusar a promover o consumo de carne ou mesmo ajudar em campanhas publicitárias para combustÃveis fósseis.
Google acusada de imposição de viés
O renomado analista técnico Ben Thompson, em sua respeitada coluna na newsletter Stratechery, teceu comentários sobre o incidente. Segundo ele, a cultura interna da Google foi fortemente influenciada por funcionários com tendência à esquerda polÃtica, se refletindo no comportamento da IA Gemini. Thompson sugeriu inclusive a demissão daqueles funcionários responsáveis por tais influências, incluindo o CEO Sundar Pichai.
Apesar de a Google estar atenta à s crÃticas e tentar corrigir o comportamento problemático da Gemini, a solução para eliminação de vieses em IA carece de um consenso. Além da dificuldade em si de programar uma IA livre de vieses, a própria empresa já afirmou que está tentando influenciar intencionalmente as respostas da Gemini, abrindo portas para acusações de viés ideológico.
PossÃveis soluções para a polêmica da Gemini
Os problemas com a Gemini ganharam destaque quando a Google reconheceu ter treinado o chatbot para responder à s crÃticas direcionadas à s inteligências artificiais, que muitas vezes são vistas como enviesadas por conta dos dados limitados ou enviesados com que foram treinadas. Até o momento, não há uma clara definição de quais medidas a Google tomará para lidar com as crÃticas.
Veja também:
Uber para adolescentes chega ao Brasil; saiba mais
Em meio à repercussão negativa, a Google ainda tenta encontrar um caminho para lidar com as crÃticas. O desafio é grande, mas a expectativa é que, dada a capacidade de inovação da empresa, ela saiba dar a resposta adequada para contornar o problema e aprimorar a sua tecnologia de inteligência artificial.
Imagem: Divulgação / Google Gemini