Conforme informações divulgadas na rede social X (ex-Twitter), parece que um novo golpe de telefonia está circulando. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) postou um comunicado de imprensa alertando os consumidores para um golpe que envolve a troca de operadora telefônica.
O alerta ocorreu após um usuário chamado Jeferson Menezes compartilhar o seu incrÃvel relato na rede social X. Ele descreveu como começou a receber ligações após relatar a instabilidade com a internet fornecida pela Oi, e como essas ligações rapidamente se transformaram numa tentativa de fazê-lo trocar de operadora.
Golpe da Anatel: o que aconteceu exatamente?
Jeferson relatou que, depois de contatar a Oi sobre os problemas no seu serviço de internet e realizar uma série de testes com a operadora que não resolveram o problema, começou a receber ligações com uma gravação perguntando se o problema tinha sido resolvido. Em seguida, a ligação passava a um “suporte” que o orientou a trocar de plano.
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Após essa ligação, Jeferson passou a receber outras chamadas de uma pessoa que se apresentava como funcionária da Anatel, sugerindo que ele trocasse sua conexão de internet da Oi para a Claro. Vale destacar que a Anatel informa em comunicado que “não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadoras de serviço”.
Qual foi a resposta das empresas mencionadas?
A situação descrita por Jeferson levou a Anatel a recentemente tomar medidas para considerar este assunto problemático. A agência afirma que oficiou as empresas mencionadas para avaliar o ocorrido. Em um endereço destinado a informações úteis sobre a prevenção de fraudes, a Anatel esclarece que raramente entra em contato com os clientes.
A Oi, por sua vez, informou que está apurando o que aconteceu e reafirmou seu compromisso de respeitar a privacidade e os dados pessoais dos seus clientes.
Já a Claro afirmou que está investigando as acusações e ressalta que não entra em contato com o objetivo de oferecer “migração de serviço para outras operadoras”, recomendando que apenas canais oficiais da empresa sejam consultados para atendimentos técnicos.
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