Um dos canais por assinatura mais populares do Grupo Globo enfrenta dificuldades e pode estar prestes a passar por grandes transformações. O GNT – conhecido por sua variedade de conteúdos sobre estilo de vida, viagens e culinária – está sendo uma dor de cabeça para a emissora nos últimos meses.
O baixo engajamento e a queda de público de alguns dos principais programas de debate preocupam a empresa, que recentemente encomendou pesquisas para realizar mudanças nos conteúdos do canal.
O GNT confirmou a realização das pesquisas ao portal F5, indicando que a prática é comum em canais de televisão. Os questionários têm como objetivo entender a opinião do público sobre algumas das atrações da faixa.
Veja também:
Nova forma de acesso ao WhatsApp é liberada pela Meta
Conteúdos
Globo procura novos nomes para o GNT
Há quase um mês e meio, a Globo se movimenta nos bastidores para encontrar novos nomes para o elenco fixo do “Papo de Segunda”. A atração, que já esteve entre as mais badaladas do canal, funciona como uma espécie de “mesa redonda” informal sobre assuntos da atualidade e já contou com personalidades como Fábio Porchat, Emicida e João Vicente de Castro.
A ideia da emissora é realizar uma reformulação no programa (que está esvaziado no momento). Para isso, o objetivo é trazer novos nomes populares entre o público para o projeto.
Além disso, as pesquisas promovidas pela Globo investigam a opinião dos espectadores sobre os programas de culinária do canal, como o “The Taste Brasil”, e sobre o “Saia Justa”, atração mais duradoura do canal hoje em dia. Atualmente, o bate-papo exclusivamente feminino é comandado por Astrid Fontenelle, Bela Gil, Gabriela Prioli e Larissa Luz.
Baixos números do GNT
Os indicadores do canal por assinatura preocupam bastante. Em setembro, ele foi apenas o 30º mais assistido da TV fechada brasileira, registrando apenas 0,04 pontos no Ibope PNT (Painel Nacional de Televisão). Como ele está nos pacotes mais básicos, esperava-se um desempenho mais satisfatório.
Para efeito de comparação, o Discovery Home & Health, um dos concorrentes mais diretos do canal, ficou em 19º.
Vale ressaltar também que o GNT é alvo de críticas internas. Alguns acreditam que a emissora investe alto nele, enquanto não prestigia da mesma maneira canais que têm melhor desempenho, como o GloboNews, por exemplo. Um dos problemas mais apontados é a diferença de salários.
Imagem: Divulgação / Globoplay