O figo definitivamente é um alimento que causa discussões por diversos motivos. Uma das controvérsias é a dúvida a respeito da sua origem. A maioria das pessoas acredita que ele se trata de uma fruta, mas, na verdade, o figo é o que a ciência chama de flor invertida.
Além da polêmica sobre a procedência, ainda há outro conflito acerca desse gênero agrÃcola: muitas pessoas veganas não comem o alimento, apesar dele, na grande maioria das vezes, não apresentar nenhuma evidência de atividade animal. Você sabe o motivo pelo qual os veganos evitam essa comida? Continue lendo a matéria para descobrir.
Vespa-do-figo
A explicação para a controvérsia envolvendo o figo está na atividade de um pequeno inseto chamado de vespa-do-figo. Esse animal é o agente natural responsável por polinizar algumas espécies da flor.
Entretanto, como essa planta se trata de uma flor invertida, a polinização precisa ser feita internamente, e devido ao seu tamanho pequeno, a vespa é o único ser vivo que consegue entrar pela fresta da flor para realizar o processo da transferência de pólen, essencial para o desenvolvimento do organismo.
Figos “engolem” os insetos
O grande problema é que os figos, que são polinizados dessa forma, muitas vezes acabam “engolindo” e matando as vespas. Apesar disso, tanto o animal quanto o seu exoesqueleto são digeridos e no momento que chegam ao ser humano para consumo, já não há mais vestÃgios deles.
Mesmo que não haja nenhum rastro animal no momento do consumo, os veganos evitam consumir esses alimentos, já que um dos princÃpios que rege as suas práticas é não consumir nada que tenha causado sofrimento para seres vivos.
Produtores protegem os alimentos
Com o avanço da ciência e a identificação desse processo, hoje, os produtores desse gênero agrÃcola estão cientes dessa dinâmica. Para evitar esses problemas, foram desenvolvidas espécies geneticamente modificadas.
Além disso, outra estratégia usada pelos agricultores é o ensacamento dos figos, evitando, assim, que os insetos tenham contato com a plantação.
Imagem: 1195798 / Pixabay