O núcleo sintomático da doença de Alzheimer é a perda progressiva da memória. Contudo, segundo especialistas, o início dos processos neurodegenerativos que conduzem ao Alzheimer pode acontecer até duas décadas antes de qualquer sinal de perda de memória, e esses indícios iniciais podem apresentar-se de formas variadas na vida diária de um indivíduo.
Alterações comportamentais são sinais primordiais de preocupação em idosos, conforme afirmado pelo geriatra Roni Chain Mukamal. Ele destaca que após os 65 anos, o risco de Alzheimer dobra a cada cinco anos, enfatizando a importância da vigilância familiar. Mukamal salienta ainda que o aumento da longevidade contribui para o crescimento dos casos de Alzheimer.
Sinais inesperados de Alzheimer
Palavrões em excesso
Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que, ao contrário de seus pares saudáveis, 18% dos portadores de Alzheimer começaram a usar palavrões em excesso em situações inadequadas, o que pode ser um indicativo precoce da doença.
Se vestir de forma desajeitada
Outro indício de desenvolvimento de Alzheimer é a dificuldade de vestir-se apropriadamente, conforme pesquisas realizadas nas universidades de Kent e York na Inglaterra. Indivíduos incipientes da doença podem ter problemas em combinar peças de roupa ou em vestir-se de acordo com as condições climáticas.
Dar dinheiro a estranhos
Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Bar-Ilan em Israel têm associado a maior propensão de idosos de dar dinheiro a desconhecidos a um estado cognitivo piorado, indicativo de uma maior chance de desenvolver Alzheimer.
Dificuldade ao dirigir
Os primeiros estágios do Alzheimer costumam ser acompanhados por dificuldades para dirigir, uma vez que a doença afeta as habilidades motoras e de raciocínio. Por exemplo, portadores incipientes da condição têm a sua capacidade de reação desacelerada, o que torna o ato de estacionar particularmente desafiador.
Ficar perdido em lugares conhecidos
Outro sinal comum ainda no início do aparecimento da doença é se perder com facilidade, até mesmo em lugares familiares.
Dificuldade com o vocabulário
Outro sintoma recorrente é ter dificuldade em encontrar as palavras certas durante conversações ou ao mencionar objetos, levando frequentemente ao uso incorreto de palavras.
Perda de filtros sociais
Ao decorrer do Alzheimer, os pacientes tendem a perder os filtros sociais, ficando mais propensos a dizer palavras inapropriadas e agir de forma grosseira.
Veja também:
Confira 10 filmes para assistir na Semana do Cinema
Esses sintomas e sinais são apenas possíveis indicativos de um processo de desenvolvimento do Alzheimer. Portanto, caso você identifique algum desses sinais em você ou em um ente querido, consulte um especialista.
Imagem: Robert Kneschke/ shutterstock.com