A maioria dos fãs de futebol já ouviu falar ou já utilizou o Futemax para assistir a uma partida. A plataforma de transmissões piratas era uma das mais populares do segmento, famosa por exibir todo e qualquer tipo de jogo, independente do canal oficial que estivesse transmitindo.
Além do futebol, também era possível assistir no site a jogos de outros esportes populares no Brasil, como basquete e futebol americano. No entanto, nos últimos tempos, o Futemax já vinha apresentando instabilidades e dificuldades de conexão, o que fez com que muitos usuários deixassem de acessá-lo.
No último domingo (11), a notícia que todos temiam finalmente foi divulgada. Através do seu Twitter, a plataforma publicou que o seu serviço foi encerrado.
Site encerrado, mas as atividades seguem
Apesar da divulgação do desativamento do site, o Futemax também informou que seguirá operando através de outro meio. A partir de agora, as atividades da plataforma acontecerão exclusivamente de um canal do Telegram, que já funcionava anteriormente.
A rede social de mensagens é um dos espaços mais propícios para práticas de pirataria, já que através dela é possível divulgar links de transmissões ao vivo com facilidade sem que órgãos fiscalizadores identifiquem as atividades ilegais. Além disso, no Telegram, é possível alcançar milhões de usuários sem que as informações divulgadas apareçam no Google.
Ainda através do mensageiro, o Futemax divulgou que desenvolveu um aplicativo para transmissões ao vivo. Entretanto, não há muitas informações nem sobre a origem ou segurança dessa plataforma, já que ela não estará em nenhuma loja oficial de apps.
Aumento dos custos pode ter sido determinante
Apesar do histórico das atividades do site, o Futemax não informou quais foram os motivos que levaram ao encerramento. Portanto, não é possível saber ao certo qual foi a razão para a interrupção das transmissões.
No entanto, o fim de outro famoso site pirata pode ajudar a buscar explicações. Recentemente o RARBG anunciou que também estava encerrando as suas atividades e que um dos motivos para isso era o aumento dos valores dos serviços de hospedagem.
Dessa forma, a alta inflação em diversos países e a necessidade de pagar por esses serviços em dólar ou em euro podem ter feito com que o Futemax optasse por fechar o site.
Imagem: Master1305 / Shutterstock.com