Pegando carona na tendência que se espalha pelo mercado de streaming, em breve as redes sociais da Meta poderão oferecer uma versão paga sem anúncios de suas plataformas para usuários da Europa.
Segundo um relatório divulgado pelo Wall Street Journal, o Facebook e o Instagram já propuseram aos reguladores europeus, por meio da big tech, uma assinatura mensal que proporcionará uma experiência sem nenhum tipo de publicidade para os habitantes do continente.
Se a novidade se confirmar, os participantes das redes sociais que não optarem pelos planos pagos poderão continuar utilizando os apps gratuitamente, mas terão que concordar em receber anúncios personalizados.
Conteúdos
Facebook e Instagram sem anúncios
Por enquanto, os projetos de pacote estão sendo chamados de “SNA” (Subscription No Ads) e foram encaminhados para entidades reguladoras de privacidade da União Europeia para possíveis contribuições. Se a Meta obtiver um retorno positivo das autoridades regulatórias, a ideia é lançar os novos planos nos próximos meses.
A companhia comandada por Mark Zuckerberg estipulou um valor mensal de 10 € (cerca de R$ 53,25) para contas do Facebook ou Instagram no desktop e uma taxa de 6 € (cerca de R$ 31,95) para cada conta adicional vinculada à principal.
Já no celular, o preço do plano sem anúncios seria de 13 € (cerca de R$ 69,23). Nesse caso, o valor maior pode ser explicado pelas comissões cobradas pelas lojas de aplicativos móveis do iOS e do Android.
Plano sem anúncios na Europa
Vale lembrar que os planos sem anúncios devem ser disponibilizados apenas na Europa, já que o projeto da Meta tem como objetivo alinhar as práticas de suas plataformas com as exigências de privacidade dos órgãos reguladores da UE, mais rígidos do que em outras partes do mundo.
Veja também:
Mudanças na formatação de texto no WhatsApp são confirmadas; veja quando estarão disponíveis
As autoridades do continente demandam, entre outras regras, que redes sociais e plataformas de conteúdo tenham o consentimento dos usuários para ações como coleta de dados e personalização de anúncios.
Dessa forma, os europeus poderão se ver diante de um impasse: pagar para usar as redes sociais ou permanecer nesses espaços de forma gratuita, mas tendo sua atividade rastreada para criação de publicidade personalizada.
Imagem: Sergei Elagin / Shutterstock.com