Hoje vamos trazer para todos vocês um artigo de extrema importância que pode ajudar milhares de pessoas a evitar gastar o seu dinheiro em websites que apenas tem o objetivo de burlar e enganar os seus clientes. Especialmente no dia dos pais, que é comemorado no próximo domingo, dia 12 de agosto de 2018. Portanto, evite ser enganado em compras online!
Leia também:
Conheça o empréstimo e cartão de crédito do Banco Inter sem consulta ao SPC e Serasa.
Empréstimo do Banco BMG é sem consulta ao SPC e Serasa.
A tendência atual da volta de consoles clássicos, para quem adora nostalgia
Como evitar ser enganado nas compras online
Para um novato da Internet torna-se muito fácil ser enganado.
Basta a gente colocar os nossos números do cartão de crédito no website errado para ficar sem dinheiro e claramente sem a nossa desejada encomenda. Portanto, através deste artigo iremos tentar transmitir algumas dicas para verificar se um website é seguro ou não.
Todas as dicas aqui apresentadas vão ser extremamente simples de serem colocadas em ação, por isso não se preocupe se percebe de internet ou não pois qualquer pessoa vai conseguir utilizar elas sem qualquer tipo de problema!
Dica 1: Verifique as páginas de ajuda e informações
Qualquer tipo de website e loja online precisa possuir diferentes páginas de ajuda ao consumidor.
A partir do ano de 2018 as coisas ficaram ainda mais sérias e todos os sítios da Internet precisam conter uma página com as políticas de privacidade, políticas de cookies e outras páginas de grande importância. Portanto, uma loja confiável terá de possuir essas páginas.
Para verificar isso precisa ir até ao rodapé do website desejado (normalmente) e verificar se existem as seguintes páginas:
- Política de privacidade
- Política de Cookies
- Contato / Fale conosco
- Pagamentos e entregas
Provavelmente você irá encontrar uma coluna como a logo baixo (retirada de uma loja online verdadeira e de confiança).
Após verificar se as páginas existem, recomendamos ainda que abra todas elas para verificar se contém conteúdo.
Caso tudo isso se verifique este é um sinal de que a loja pode ser mesmo de confiança, mas recomendamos que continue lendo este artigo e que veja as outras dicas.
Dica 2: Teste os contatos de telefone e e-mail
Muitas das vezes os websites e lojas online possuem contatos de telefone e de e-mail, mas simplesmente não funcionam pois não existem.
Quem quer dar a cara por algo que sabe que vai roubar um determinado cliente?
Pois é, a única maneira de verificar se existe mesmo alguém do outro lado é simplesmente telefonando, enviando uma mensagem ou enviando um e-mail através dos dados de contato fornecidos no website.
Se obtiver resposta é um bom sinal, indica que existe alguém interessado por detrás do website ou da loja online.
Caso não consiga qualquer tipo de contato esse é um sinal de que deve evitar fazer compras ou colocar o seu cartão de crédito em qualquer tipo de formulário do sítio da Internet.
Dica 3: Verifique se existem reclamações
Felizmente existem vários meios de comunicação que não deixam qualquer tipo de problema sair impune ou pelo menos desconhecidos.
Uma das melhores maneiras de verificar se existem outros clientes com problemas nesse website onde você está pensando comprar alguma coisa é procurar reclamações.
Para isso basta digitar no Google “Site em Questão + Reclamações”.
Se existirem queixas ou reclamações irão lhe aparecer de imediato, principalmente se for uma loja ou empresa conhecida.
Caso não apareçam qualquer tipo de resultados significa que não existem reclamações conhecidas na Internet.
Como faço se for enganado numa compra online?
Infelizmente existem milhares de pessoas sendo enganadas todos os dias na Internet.
Existem crimes e enganações em todo o mundo e o Brasil não fica de fora da equação, muito pelo contrário.
Hoje em dia é preciso ter muito cuidado com todas as ofertas que vemos online, a maioria delas não passam de verdadeiras enganações que apenas pretendem ficar com o nosso dinheiro.
Caso seja enganado existem algumas coisas que pode fazer.
A mais óbvia e comum é apresentar uma reclamação em uma unidade do Procon próxima de você indicando todos os detalhes da sua encomenda, da loja online e ainda todos os contatos dos responsáveis da sua compra.
No caso de empresas muito grandes poderá utilizar as suas páginas de telefones 0800.
As empresas de compras a varejo mais conhecidas do Brasil são as Lojas Americanas e o Mercado Livre.
Ambas possuem milhares de reclamações na Internet. Contudo, antes de realizar uma reclamação é importante entrar em contato com o suporte das respetivas empresas.
Neste caso poderá utilizar o SAC Americanas ou o SAC do Mercado Livre.
Isso aplica-se a todos os websites e a todas as empresas que encontre na Internet.
Gostou da notícia?
Então, siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as melhores matérias sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente nas suas redes sociais.