A ideia de que tomar um copo de água antes de cada refeição contribui para a perda de peso tem sido defendida há tempos.
A teoria sugere que a água ocupa espaço no estômago, induzindo uma sensação de saciedade e consequentemente levando a uma redução no consumo de calorias durante a refeição seguinte. Mas, será que essa prática realmente funciona?
O que dizem as pesquisas?
Segundo a Harvard Health Publishing (HHP), o hábito de beber água antes de comer pode realmente levar a um consumo menor de alimentos. “Seu estômago possui nervos que detectam o estiramento e enviam sinais ao cérebro de que é hora de parar de comer. Presumivelmente, beber antes de uma refeição pode enviar sinais semelhantes”, explica a publicação.
Certos estudos de pequena escala e curto prazo reforçam essa ideia. Um deles revelou que os participantes idosos que ingeriram um copo cheio de água antes das refeições comeram menos do que aqueles que não adotaram tal prática.
Efeitos de curto prazo da ingestão de água antes das refeições
Outra pesquisa mostrou que indivíduos em dieta hipocalórica que beberam água antes de comer apresentaram menor apetite e maior perda de peso em 12 semanas, comparados aos que seguiram a dieta sem a inclusão extra de água.
No entanto, nenhuma dessas pesquisas avaliou os efeitos dessa prática a longo prazo.
Termogênese: a água auxilia na queima de calorias?
Existe também a crença de que a água consumida deveria estar aquecida até a temperatura corporal, o que supostamente faria o corpo gastar energia (termogênese) para normalizar a temperatura, compensando assim as calorias das refeições.
Segundo a Harvard Health Publishing, embora alguns estudos antigos deem credibilidade a essa ideia, pesquisas mais recentes não encontraram evidências significativas de que a ingestão de água auxilie na queima de calorias, o que levanta dúvidas sobre a teoria da termogênese para perda de peso induzida por água.
Fome ou sede?
Outro mito é o de que, por vezes, quando uma pessoa sente fome, ela pode na verdade estar com sede. Nesse sentido, beber água poderia colaborar para a perda de peso, já que é uma bebida sem calorias e evitaria o consumo de calorias desnecessárias.
Contudo, ainda não foram encontrados estudos convincentes que apoiam a noção de que indivíduos com sede interpretam erroneamente essa sensação como fome.
Mais água, melhores resultados
Apesar dos resultados inconclusos sobre o papel da água na perda de peso, a HHP ressalta que a água é, definitivamente, a melhor opção de bebida em comparação com outras ricas em calorias, como refrigerantes açucarados, sucos de frutas ou bebidas alcoólicas.
Veja também:
Impressão de chocolate? Homem viraliza ao usar doce em suas impressões 3D
É importante lembrar que a desidratação pode prejudicar a capacidade do corpo de metabolizar a gordura como energia. Logo, beber mais água pode, em teoria, estimular o metabolismo de gorduras e, eventualmente, a perda de peso.
Entretanto, apesar de alguns estudos em animais apoiarem essa ideia, não foram encontradas evidências convincentes em humanos para essa afirmação.
Imagem: Stock 4you / shutterstock.com