Você tem dificuldades para dormir a noite? De acordo com um levantamento realizado pela Universidade de São Paulo em conjunto com a Unifesp, 65% dos brasileiros enfrentam problemas relacionados ao sono noturno.
Existem muitas formas de combater a insônia: algumas delas envolvem orientação profissional e uso de remédios, mas antes de recorrer à essa opção, você precisa conhecer uma alternativa bem mais simples.
Você sabia que existem alimentos que podem ajudar com uma boa noite de sono? Embora muitas pessoas não tenham conhecimento sobre o assunto, a ingestão de alguns tipos de comida pode ser um caminho interessante para melhorar o sono.
Alimentação pode ser fundamental para uma boa noite de sono
Em entrevista concedida ao site “Só Notícia Boa”, a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese explicou que refeições leves, ricas em fibras, saladas e frutas são ideais para preparar o organismo para uma boa noite, já que esses alimentos ajudam o corpo a funcionar corretamente.
Além disso, especialistas apontam que um “sono bem dormido” é aquele que estimula a função restaurativa do cérebro capaz de “limpar” toxinas acumuladas durante o dia.
Veja também:
Conheça os melhores celulares à prova d’água para não se preocupar no verão
Mas afinal, quais alimentos podem ajudar?
Veja a seguir, uma lista com seis ingredientes que podem contribuir com o sono:
- Cereja: a fruta contém boas quantidades de triptofano e aminoácidos, substâncias essenciais para a produção de melatonina – composto associado ao relaxamento na hora de dormir;
- Folhas verdes escuras: o magnésio presente nesses ingredientes contribuem para a regulação do ciclo circadiano (variação das funções biológicas dos humanos), e podem ajudar com o sono;
- Oleaginosas: alimentos como nozes, amêndoas e pistache contêm alta quantidade de triptofano, magnésio e vitamina B6, elementos que contribuem com a qualidade do sono;
- Peixes: o ômega 3 DHA (ácido docosahexaenóico) presente nessa proteína estimula a liberação de melatonina. Além disso, peixes como atum, salmão e sardinha possuem glicina, aminoácido que ajuda a manter o relaxamento;
- Kiwi: a fruta contém fito melatonina, substância vegetal antioxidante que ajuda a induzir o sono. Recomenda-se a ingestão de 1 a 2 kiwis médios antes de dormir.
Imagem: Tatjana Baibakova / shutterstock.com