Alterar rotinas, adotar uma dieta saudável ou realizar atividades físicas podem configurar um grande desafio. No entanto, com o auxílio da ciência, desenvolver novos hábitos torna-se uma tarefa mais simples.
Pesquisas recentes divergem da crença popular de que são necessários 21 dias para criar um novo costume. Por exemplo, Pippa Lally, da University College London, relatou que hábitos simples, como utilizar um novo eletrodoméstico, demandam apenas 18 dias, enquanto práticas mais complexas, como ir à academia, podem levar até 254 dias.
Confira a seguir algumas dicas cientificamente comprovadas de como criar ou modificar seus hábitos no próximo ano.
Dicas para mudar seus hábitos em 2024
1. Compreenda o contexto
A psicóloga Wendy Wood, da Universidade do Sul da Califórnia, aponta que quase a metade dos nossos hábitos é formado associando uma situação específica a um comportamento. Dessa forma, é importante identificar o que ocorre antes de executarmos um hábito indesejado para, então, evitar ou modificar esses gatilhos.
2. Aposte em substituições
Uma forma efetiva de remodelar comportamentos é por meio de substituições. Por exemplo, ao invés de chegar em casa e pegar um doce na geladeira, que tal substituir esse hábito pelo consumo de frutas frescas?
Veja também:
Afinal, existe açúcar saudável?
3. Aumente a dificuldade
Para combater um hábito indesejado, uma estratégia é aumentar a dificuldade para realizá-lo. Por outro lado, para adotar um novo costume, o caminho é tornar sua execução o mais cômoda possível. Por exemplo, quer iniciar uma rotina de exercícios? Deixe seu tênis e roupas esportivas facilmente acessíveis.
4. Inclua outras pessoas
Um dos principais motivantes humanos é a necessidade de manter uma boa imagem pessoal. Sendo assim, envolver outras pessoas em seus novos hábitos pode funcionar como uma forma de comprometimento social, como um grupo de caminhada ou um personal trainer.
5. Renove suas metas
Especialistas revelam que o começo e o fim de ciclos temporais aumentam a nossa motivação, o que é conhecido como “Efeito do Novo Começo”. Portanto, é proveitoso estabelecer metas semanais, permitindo que você se sinta motivado no início e no final de cada ciclo.
6. Associe as tentações
Outra estratégia é associar uma atividade desejada com um prazer imediato, ou seja, combinar uma tarefa que precisa ser feita com uma que goste de fazer, como por exemplo ouvir um podcast ao realizar tarefas domésticas.
Por meio dessas estratégias fundamentadas na ciência, é possível conduzir a formação de novos hábitos de maneira mais leve e efetiva.
Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com