Quem nunca sofreu daquela incômoda sensação de dor na garganta, espirros constantes e o corpo todo mole, tÃpicos de um quadro gripal? Os responsáveis por todo esse transtorno são os vÃrus da gripe, conhecidos como Influenza.
A gripe é uma doença altamente contagiosa e que atinge todos os anos uma grande parcela da população mundial. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o tratamento pode ser feito em casa. Basta apenas seguir alguns passos simples.
Importância do repouso para quem está gripado
A primeira coisa a se fazer quando se está com gripe é sossegar o corpo e repousar. Dessa forma, toda a energia corporal será canalizada para a luta contra a enfermidade.
No atual ritmo acelerado de trabalho, muitos resistem à ideia do repouso, aumentando o tempo de recuperação e o risco de contágio para outros.
Por que a hidratação é fundamental?
Muitas vezes a gripe vem acompanhada de febre, podendo levar a um quadro de desidratação. Por esse motivo, é fundamental manter-se hidratado durante todo o processo.
Opte por água, sucos de frutas naturais, chás, vitaminas e sopas.
Gargarejo com água e sal
Fazer gargarejo com água e sal também é útil para aliviar a inflamação da garganta tÃpica do quadro gripal, além de ajudar a remover possÃveis secreções presentes.
Veja também:
Quais são as cidades mais ricas do Brasil?
Ambiente umidificado
Outra dica é manter o ambiente umidificado, essa atitude pode reduzir a sensação de ressecamento nasal e desconforto na tosse.
Bolsa de água quente e soro fisiológico são ótimos aliados
Às vezes, um pequeno gesto como posicionar uma bolsa de água quente nos músculos doloridos pode fazer a diferença, amenizando a sensação de mal-estar.
Para combater o nariz entupido, limpe as narinas com soro fisiológico, uma medida simples que contribui para a eliminação da secreção nasal, comum no perÃodo de gripe.
Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com