Quando se termina o ano, é comum o Google revelar a lista de termos que foram mais pesquisados durante os últimos 12 meses. Em 2023, um termo em específico trouxe muita curiosidade: intersexo. A prevalência desse termo foi por conta do vídeo da influencer Karen Bachini, em que ela assumiu ser intersexo.
Karen Bachini é uma influenciadora digital, famosa por suas críticas a base de Virginia Fonseca e por seu canal no Youtube, tendo um enorme número de seguidores. Nesse vídeo em questão, ela expõe um pouco sobre a sua condição.
O que significa o termo?
Intersexo é um termo utilizado para classificar pessoas que possuem características sexuais que não se encaixam no padrão binário masculino ou feminino.
De acordo com a Sociedade Norte Americana Intersexo, a cada 100 nascimentos há pelo menos um que se identifica como intersexo. A Organização das Nações Unidas (ONU) registra que entre 0,05% e 1,7% da população mundial são de pessoas que possuem essas características.
Como Karen Bachini descobriu ser intersexo?
Em seu relato, Karen informa que, apesar de possuir órgãos internos e genitais femininos, seu corpo não produz hormônios. Aos 18 anos, descobriu ter um ovário menor que o esperado e a ausência de glândulas mamárias. Naquele tempo, foi dito a ela que teria menstruado em alguma etapa da sua vida e que já havia entrado na menopausa, algo que ela sempre entendeu como estranho.
Após esse período, Karen passou por um processo de harmonização feminina. No vídeo, ela explica que ao parar de usar hormônio, perde certas características femininas, como volume nos seios.
Importância do relato da influenciadora
O fato de uma personalidade pública expor sua condição e compartilhar seus desafios acabou dando maior visibilidade ao assunto e gerou mais interesse, daí a prevalência da busca no Google.
Veja também:
Instagram facilita a remoção de usuários que fazem spam; entenda
Dessa forma, informações como essas, promove uma compreensão mais ampla, menos preconceituosa e mais inclusiva para a sociedade.
Imagem: Gil C / shutterstock.com