Após movimentar o mercado com a compra bilionária do Twitter no ano passado, Elon Musk pode estar considerando outra grande plataforma da internet. Em sua conta no X (antigo Twitter), o magnata prometeu doar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) para a Wikipedia, desde que o site aceite se chamar “Dickipedia”.
A proposta, feita de maneira jocosa, ocorreu em meio a uma onda de críticas do dono do X ao serviço de informação online. Há algum tempo, Musk vem fazendo declarações negativas sobre a Wikimedia Foundation, baseadas no fato de que a plataforma fornece conteúdo gratuito aos internautas.
O nome “Dickipedia”, sugerido pelo bilionário, faz referência ao termo “dick” (palavra para “órgão sexual masculino”), usado pejorativamente na língua inglesa. De acordo com ele, para que a doação fosse feita, a expressão precisaria permanecer por pelo menos um ano no título do site.
Veja também:
Preço do serviço Meli+ do Mercado Livre aumentará em novembro; confira
Conteúdos
Elon Musk propôs o nome ‘Dickipedia’
Antes da proposta da “Dickipedia”, o dono da Tesla e do X já havia tecido provocações ao site em outros episódios. Inclusive, ele chegou a criticar a instituição por pedir doações para a continuidade do site. Vale lembrar que, recentemente, a plataforma realmente pediu que os usuários contribuíssem com recursos para a manutenção do serviço, que é totalmente gratuito.
“Certamente não é necessário para operar a Wikipedia… Então, para que é o dinheiro? Mentes curiosas querem saber”, escreveu Musk em uma publicação no X.
No entanto, usuários da própria rede social saíram em defesa do serviço de informação na ocasião. No Community Notes do X, internautas responderam a Elon Musk, argumentando que a organização tem custos operacionais altos, já que recebe “mais de 25 bilhões de visualizações de página por mês e mais de 44 milhões de edições de página mensais”.
Tensão entre Elon Musk e Wikipedia
O conflito desta semana não foi o primeiro entre o bilionário e a plataforma de informação. Em maio, o co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, criticou Musk por restrições em alguns conteúdos no X durante as eleições presidenciais turcas.
Alguns meses depois, a situação volta a se intensificar entre as duas organizações. Vale ressaltar que a Wikimedia Foundation não se pronunciou sobre as provocações.
Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock.com