Se você é um avido usuário do WhatsApp, deve saber que o aplicativo permite o bloqueio de contatos, o que impede a troca de mensagens e arquivos entre partes. No entanto, saber se alguém te bloqueou pode ser um verdadeiro desafio, já que o app da Meta não disponibiliza notificação ou recurso específico para isso. Então, como descobrir se tomou um “block”?
Bem, a verdade é que tenho algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Embora não sejam métodos infalíveis, há algumas indicações que podem manter o usuário ciente se foi ou não bloqueado por algum contato no mensageiro. Mas atenção! Como mencionei, essas sugestões nem sempre estão corretas, então use-as com cautela.
Indicativos de um possível bloqueio no WhatsApp
O WhatsApp, como já dito, não te notifica quando você é bloqueado. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar se você foi ou não banido por algum contato. A Meta, empresa proprietária do app, sugere algumas situações que podem indicar um possível bloqueio. Confira:
- A foto do perfil do contato não é atualizada para você;
- Você verá apenas um tique ao lado das mensagens enviadas para um contato que te bloqueou, mas nunca verá os dois tiques que indicam que a mensagem foi entregue;
- Ainda terá acesso às mensagens enviadas antes do seu número ser bloqueado, mas não conseguirá enviar novas mensagens na conversa;
- Não consegue fazer chamadas no WhatsApp para esse contato.
Mas, como ter certeza do bloqueio?
Deve estar claro que esses são apenas indicativos e não garantem que você tenha sido realmente bloqueado. Afinal, existem outras situações que podem levar a esses sintomas. Por exemplo, o contato pode ter trocado de número, ter desinstalado o aplicativo ou até estar com o telefone desligado.
Veja também:
Alerta de vírus zumbi invadindo computadores: saiba mais sobre esse perigo
Portanto, antes de sair por aí concluindo que foi bloqueado, verifique outras possibilidades. E lembre-se, o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação e deve ser usada para aproximar pessoas e não para causar desconforto ou mal-entendidos.
Imagem: Dima Solomin / unsplash.com