Tem novidades na Google Play Store! A loja de aplicativos do Google agora permite que usuários desinstalem aplicativos de outros aparelhos remotamente. Se você tem mais de um dispositivo conectado à sua conta Google, isso significa poder remover um aplicativo de qualquer um deles, usando outro celular.
Essa atualização foi percebida pelos olhares atentos do TheSpAndroid na página de atualizações da Google Play Store.
A novidade não é exclusiva para smartphones – ela estende-se a outros dispositivos Android também. Isso inclui PCs, TVs, automóveis e smartwatches. Tudo isso faz parte da versão 38.8 da Play Store, onde a nova função pode ser encontrada na seção “Gerenciar aplicativos”. Lá, é exibida uma lista de todos os aplicativos instalados em dispositivos Android conectados à sua conta Google.
Desinstalar aplicativo de outro celular: como a opção de desinstalação remota funciona?
É bastante simples! As imagens mostram que a opção de desinstalação remota permite ordenar aplicativos pelo tamanho deles. Assim, você pode ver quais aplicações estão ocupando mais espaço de armazenamento.
Contudo, vale ressaltar que a versão 38.8 da Google Play Store ainda está sendo lançada. Portanto, ainda não se sabe quando essa nova função será amplamente disponibilizada.
Veja também:
Lula aprova lei e Brasil ganha novo feriado nacional; veja a data da sua folga
O que isso significa na prática?
Para os usuários, essa é uma ferramenta que oferece mais controle sobre os aplicativos instalados em seus dispositivos. Por outro lado, essa mudança ocorre em um momento delicado para o Google. Na segunda-feira passada (11), a Epic Games conquistou uma vitória importante na luta judicial contra o Google. A empresa foi acusada de manter um monopólio ilegal com a sua Play Store.
Além disso, o Google recentemente chegou a um acordo multimilionário em outra ação antitruste de 2021. Como resultado, terá que adotar mudanças em suas práticas, pelo menos nos Estados Unidos, além de desembolsar 700 milhões de dólares. Ainda que uma atualização como a desinstalação remota de aplicativos seja útil e bem recebida, é importante colocar esses acontecimentos no contexto.
Imagem: R-region / pixabay.com