Quem aqui nunca teve aquela dúvida cruel: devo deixar o computador ligado ou desligado? Às vezes, nós escolhemos por uma dessas opções pensando em prolongar a vida útil da nossa preciosa máquina. Mas será que essa decisão realmente influencia na durabilidade do nosso PC?
Existem argumentos que defendem ambos os lados. Existe um rumor de que ligar e desligar o computador várias vezes pode causar problemas por conta do “desgaste”. Mas, será que essa informação realmente procede?
O que acontece quando ligamos e desligamos o PC?
Na verdade, tal afirmação se baseia em fatos de gerações passadas de computadores. Antigamente, quando ligávamos a máquina, ela tinha aquele “surto” inicial de energia para colocar todos componentes em funcionamento.
Logicamente, isso acontecendo várias vezes ao dia, poderia realmente diminuir o ciclo de vida do computador.
Os PCs mais modernos sofrem com isso?
Bom, a resposta é não. Desde o inÃcio dos anos 2000, as cabeças dos discos rÃgidos foram projetadas para se retrair para um ponto seguro quando o sistema é desligado e os novos componentes eletrônicos minimizam os danos causados por surtos de energia.
Segundo a Energy Star, o PC moderno é projetado para suportar um total de 40 mil ciclos de ligar e desligar antes de apresentar falhas.
Posso deixar o computador sempre ligado?
Deixar o computador sempre ligado apresenta algumas problemáticas. O acúmulo de calor por longos perÃodos de tempo pode danificar o hardware ou desgastar os coolers.
Como bem destacou o agente da empresa Geek Squad, Steven Leslie: “Deixar um computador ligado constantemente é menos estressante do que desligá-lo e ligá-lo várias vezes por dia – mas é um stress contÃnuo”.
Deixar o computador ligado ou desligado: quais as vantagens de cada opção?
Optar por manter o PC ligado ou optar por desligá-lo frequentemente depende mais das suas necessidades e é bem individual. Então, listamos alguns prós e contras para ajudar nessa decisão:
- Desligar frequentemente o computador pode gerar um desgaste em alguns componentes, mas evita o acúmulo de calor;
- Manter o PC ligado evita o “stress” de ligar e desligar frequentemente, mas pode aquecer o hardware e desgastar os coolers;
Para quem utiliza o computador múltiplas vezes por dia, é melhor mantê-lo ligado. Mas se você o utiliza por um perÃodo curto, talvez seja interessante desligá-lo. E, por fim, é importante lembrar: nunca desligue o PC retirando-o da tomada!
Imagem: GaudiLab/ shutterstock.com