Artrite é caracterizada como uma inflamação que acomete as articulações do nosso organismo, provocando dores intensas, deformidades ósseas e dificuldades de movimentação. Embora possa atingir pessoas de todas as faixas etárias e condições fÃsicas, é mais comum entre aquelas com mais de 40 anos e que apresentam sobrepeso.
O surgimento da artrite pode ser atribuÃdo a vários fatores, desde alterações autoimunes até infecções e um desgaste natural das articulações ao longo da vida.
Os médicos identificam diferentes tipos da condição, divididos de acordo suas causas especÃficas. Elas podem ser provenientes de desgastes nas articulações, quadros infecciosos ou doenças já existentes no organismo.
Tipos mais comuns
Dentre as artrites mais comumente encontradas na população, destacam-se a artrose e a artrite reumatoide. A artrose está geralmente relacionada ao envelhecimento e afeta os dedos, joelhos e a região da anca.
Já a artrite reumatoide se apresenta mais nas mãos e nos pés, sendo considerada uma patologia autoimune
Como é feito o tratamento para artrite?
Diversos são os tratamentos possÃveis para a artrite. Geralmente, iniciam-se as medidas fisioterápicas, dando ênfase ao repouso e aplicação de gelo e calor intercaladamente na área afetada. Juntamente a isso, a perda de peso e a prática de exercÃcios fÃsicos também são apontados como benéficos ao paciente.
O uso de analgésicos, como o ibuprofeno e o paracetamol, são indicados para alÃvio imediato da dor. Em situações mais extremas, a realização de uma artroplastia pode se fazer necessária.
Veja também:
Memória cheia? Saiba como limpar seu celular com facilidade
Como é a fisioterapia para pacientes com essa condição?
A fisioterapia mostra-se bastante efetiva na diminuição da dor e da inflamação e na melhoria da qualidade dos movimentos na articulação afetada. ExercÃcios corretamente indicados e executados mantém os músculos devidamente fortalecidos e alongados, assim como previnem ou minimizam as deformidades articulares.
Em casos de artrite reumatoide com deformidades que comprometem significativamente a qualidade de vida do indivÃduo, a avaliação conjunta de um reumatologista e um ortopedista quanto a necessidade de uma intervenção cirúrgica se faz necessária.
Imagem: DimaBerlin / shutterstock.com