Você já conhece o Bluesky? Ele é uma rede social que foi criada em 2019 e que pertencia ao Twitter. Tudo mudou em 2021, quando se tornou uma empresa independente e que, desde então, tem ganhado cada vez mais destaque.
A partir do final de 2022, a plataforma tem atraído muitos usuários que não parecem satisfeitos com as alterações controversas promovidas no Twitter pelo seu atual CEO, Elon Musk.
Junto com ela, outros serviços também entraram em maior evidência, como é o caso do Koo e do Mastodon. Quer saber mais detalhes sobre essa rede social? Continue por aqui e descubra tudo que nós preparamos para você!
O que é o Bluesky?
Com um visual semelhante ao do Twitter, o Bluesky é totalmente descentralizado, ou seja, não possui uma única empresa administradora, ao contrário do Facebook e do Instagram, por exemplo.
Ele possui ainda uma estrutura interna como a do e-mail, já que usa o padrão AT Protocol, que desenvolve um padrão identitário entre seus usuários. Isso permite que haja comunicação entre diversos aplicativos.
Por outro lado, a rede ainda não permite que sejam enviadas mensagens diretas (DMs), mas garante postagens, que são chamadas “skeets”, com até 300 caracteres e que são exibidos na “skyline” (termo utilizado para nomear a linha do tempo na plataforma).
Conheça o criador do Bluesky
Conforme dito anteriormente, o Bluesky foi desenvolvido em 2019 e era um produto do Twitter. Ele foi criado por Jack Dorsey, cofundador e ex-presidente da rede social atualmente comandada por Elon Musk.
A parceria foi rompida no final de 2022, por iniciativa do atual CEO da plataforma do passarinho. A partir disso, fora dos comandos de Musk, o Bluesky passou a ganhar destaque na internet e tem alcançado cada vez mais usuários.
Gosta de saber de tudo sobre o universo das redes sociais? Então continue acessando nosso site!
Imagem: Poetra.RH / Shutterstock.com