O mundo da tecnologia está sempre atualizando e aprimorando suas funções em prol de mais segurança para o usuário. Prova disso é o lançamento do novo modo de proteção do iPhone, idealizado pela Apple.
Esta nova funcionalidade, conhecida como “Proteção de Dispositivo Roubado”, está agregada ao sistema operativo iOS 17. 3 beta e foi criada para proteger os dados sensíveis do usuário em casos de perda, furto ou roubo do celular.
Este recurso ganha cada vez mais atenção, pois garante uma segurança adicional aos usuários ao impedir que terceiros acessem dados sigilosos, mesmo se souberem o código de desbloqueio do aparelho. Entre as ações que ficam bloqueadas estão: o uso de senhas e chaves de acesso no iCloud, desligar o modo de aparelho perdido, excluir conteúdos do telefone e usar os métodos de pagamento cadastrados.
Nova proteção do iPhone: como funciona o novo recurso?
Para executar tarefas que exigem maior segurança, a Proteção de Dispositivo Roubado solicita autenticação biométrica com Face ID ou Touch ID. E para algumas ações, como a troca da senha de acesso à Apple ID ou a desativação do app “Buscar”, o mecanismo solicita uma nova autenticação após uma hora, caso o iPhone esteja distante de locais conhecidos do usuário.
Dessa forma, a ferramenta promete dificultar o crime de furto de informações pessoais, que tem se tornado comum principalmente nos Estados Unidos.
Veja também:
Lista das músicas mais ouvidas no Brasil em 2023 é divulgada pelo TikTok; confira
Segundo uma publicação do The Wall Street Journal, criminosos observam potenciais vítimas digitando suas senhas em locais públicos, após o que roubam o iPhone e, com o código de desbloqueio em mãos, têm acesso à quantidade de dados pessoais salvas no aparelho, causando grandes prejuízos financeiros.
Quando estará disponível?
A previsão é que o novo modo de segurança esteja acessível ao público no início do ano de 2024, por volta dos meses de janeiro e fevereiro, quando a versão estável do iOS 17. 3 for liberada pela Apple.
Importante ressaltar que a função será compatível com os modelos do iPhone que executam o sistema operativo iOS 17.
Imagem: Donenko Oleksii/ shutterstock.com