Se você está procurando dicas de segurança para seu Wi-Fi, é porque reconhece que a vulnerabilidade causada pela virtualidade é um problema. Isso se confirma, por exemplo, através de diversos tipos de golpes e fraudes aplicados por meio da internet.
Além disso, não é nada incomum que criminosos tentem invadir a sua rede de conexão sem que você tenha autorizado. Alguns aplicativos, por exemplo, podem roubar senhas, sequestrar dados sensÃveis e invadir sua privacidade de forma sutil, sem que você perceba.
Neste artigo, nós vamos te contar algumas dicas de segurança para o seu Wi-Fi. Se você quer aprender como deixar a sua navegação na internet mais segura, continue por aqui e confira todas as sugestões que a Optclean reuniu para você nas próximas linhas.
Veja também:
Conheça os 5 signos mais gulosos do zodÃaco
Conteúdos
Dicas de segurança para seu Wi-Fi
Ative o “modo invisÃvel” para a sua rede
Existe uma função que pode deixar o seu roteador oculto, invisÃvel. Dessa forma, o nome de sua rede não será exibido na lista de conexões disponÃveis durante uma pesquisa pelo celular ou computador. Assim, quando alguém quiser se conectar à sua internet, deverá inserir o nome e a senha.
Escolha senhas fortes
Outra informação importante para a nossa lista de dicas de segurança para o seu Wi-Fi é com relação às suas senhas. Na hora de cadastrar uma conta de login para sua rede, adote senhas fortes, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Além disso, evite repetir senhas já utilizadas em outros contextos ou credenciais óbvias (aniversários, nomes, etc.).
Mantenha seu roteador atualizado
É necessário também que você garanta que o seu roteador está atualizado. Isso pode ser feito por meio das configurações do dispositivo, em seu celular ou computador. Assim, o firmware estará sempre seguro, com bugs corrigidos e proteção reforçada.
Utilize a criptografia correta
Os roteadores possuem padrões próprios de criptografia, que ajudam no combate à espionagem. Quando for configurar seu dispositivo, dê preferência aos protocolos WPA2 ou WPA3, que tornam a segurança mais reforçada.
Imagem: Pixel-Shot / Shutterstock.com