Ambientado em plena selva das mídias sociais, Elon Musk, novo proprietário da rede social X, anunciou a próxima etapa de sua “revolução digital”. Segundo apuração da renomada revista Fortune, a plataforma de microblogs planeja lançar um aplicativo de streaming de vídeo para competir com o gigante YouTube.
Sendo assim, isso seria tudo a partir da próxima semana. Desse modo, diante do cenário de queda de usuários e anunciantes, Musk mira ampliar a participação do X no concorrido mercado das plataformas de streaming.
Com o lançamento do aplicativo, que deverá estar disponível para smart TVs Amazon e Samsung, Elon Musk tenta atrair influenciadores digitais e grandes anunciantes para debaterem a nova visão de mídia social, focada na transmissão de vídeos longos em tela maior.
Gestão de Elon Musk
Enfrentando críticas e polêmicas, a compra do Twitter (hoje X) por Elon Musk parece ter efeitos duvidosos. A Edison Research já anunciou dados alarmantes, ao registrar uma queda de até 30% na utilização da plataforma nos Estados Unidos durante o último ano.
Os problemas com publicidade também rondam a gestão de Elon Musk, que enfrentou o abandono de anunciantes em decorrência de seu apoio a teorias da conspiração antissemitas. Assim, a situação extremou a ponto de Elon Musk sugerir que “não anunciassem” em resposta às suas polêmicas.
Dados divulgados pela Fidelity, que aplicou US$ 300 milhões na compra do Twitter, mostram que a plataforma teve uma desvalorização de 71,5% em um ano, sendo que Elon Musk desembolsou US$ 44 bilhões para adquiri-la.
Inovações e incertezas para o X
Desde seu comando no Twitter, Elon Musk implementou várias mudanças, sendo algumas consideradas polêmicas. Dentre elas, demissões de altos executivos, corte de funcionários e a dissolução do conselho de administração.
No entanto, o empresário também apresentou inovações, como a inclusão do botão de editar tweets e a reativação de contas anteriormente banidas. A presença de estratégias para crescimento tem sido notória, mas ainda há incertezas sobre o futuro da plataforma e como essa revolução digital irá impactar o ambiente das redes sociais.
Veja também:
Forte onda de calor pode durar até o fim do verão, afirmam meteorologistas
Diante de todo esse cenário, o próximo passo será o lançamento do sistema de streaming do X, que segundo Musk, será “idêntico” ao do YouTube. Voltando os holofotes para essa nova saga na luta digital pelo domínio das redes sociais.
Imagem: Frederic Legrand – COMEO / shutterstock.com