A função soneca do despertador é uma aliada de muitos nas manhãs agitadas, permitindo aqueles preciosos minutos adicionais de sono. No entanto, sua utilidade e os possíveis efeitos sobre o nosso bem-estar são motivo de debate. Porém, agora, a ciência lança luz sobre o assunto.
Neste texto, apresentaremos informações sobre os benefícios da função soneca para a saúde do sono.
Conteúdos
Veja também:
Sinal 5G é liberado em diversas cidades; veja se a sua está na lista!
Usar a função soneca faz mal?
Publicado no Journal of Sleep Research, o estudo analisou 31 usuários frequentes do modo soneca e descobriu que aqueles que aproveitaram os preciosos minutos adicionais de sono experimentaram melhorias em testes cognitivos.
Muitas pessoas, cerca de 69% dos participantes do estudo, recorrem ao artifício ou programam vários alarmes matinais durante a semana. Aqueles que eram usuários frequentes da função tiveram uma melhora significativa em testes realizados logo após acordar.
No entanto, não houve impacto positivo no humor, na sensação de sono ou nos níveis de cortisol, o hormônio que prepara o corpo para as atividades diárias durante a primeira hora de vigília.
Soneca e saúde do sono
Os resultados do estudo não revelaram impactos negativos para aqueles que usam a função soneca, indicando que eles ficam mais alertas após o breve período de sono adicional, mas não menos sonolentos.
O sono é crucial para a saúde, e a recomendação geral é de sete horas ou mais de sono por noite. Nos Estados Unidos, no entanto, cerca de um terço da população não consegue seguir essa orientação.
Embora a função possa ser uma maneira de tornar o despertar menos abrupto e aproveitar o tempo restante de sono, os pesquisadores alertam que os impactos a longo prazo ainda não são bem compreendidos. Além disso, a probabilidade de dormir menos à noite e de se sentir sonolento de manhã é maior para aqueles que adotam os “cinco minutos a mais” a longo prazo (e todos os dias).
Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock.com