Dando prosseguimento ao processo de melhora nas suas configurações de privacidade, o WhatsApp liberou recentemente mais uma ferramenta que promete aumentar ainda mais a segurança dos usuários: o mensageiro passou a permitir que o endereço IP de um aparelho seja ocultado em ligações realizadas pelo aplicativo.
A novidade foi anunciada no blog oficial da plataforma. “Este novo recurso fornece uma camada adicional de privacidade e segurança voltada para nossos usuários mais preocupados com a privacidade”, dizia um trecho da publicação.
Chamadas protegidas no WhatsApp: por que é importante?
Afinal, por que ocultar o IP pode ser considerada uma medida importante de segurança? Normalmente, usuários mal-intencionados utilizam o número de IP para descobrir o provedor de internet e até o endereço de outras pessoas. Essas informações podem ser usadas para aplicação de golpes ou malwares indesejados.
Vale lembrar que as chamadas feitas pelo WhatsApp são retransmitidas pelos próprios servidores ou estabelecidas em uma ligação direta apelidada de “ponto a ponto”.
Possível queda de qualidade nas ligações
Até então, as ligações diretas ofereciam maior qualidade, mas acabavam permitindo que os endereços IP dos aparelhos ficassem expostos, podendo ser facilmente identificados. A partir de agora, o mensageiro pretende retransmitir as chamadas pelos servidores – recurso que já era utilizado em ligações em grupo.
No entanto, na nota divulgada, o WhatsApp alerta para uma possível queda de qualidade nas ligações, o que seria uma consequência da nova configuração.
Veja também:
Veja a cidade conhecida como a ‘capital mundial das pessoas feias'
Como habilitar a proteção de IP?
O novo recurso pode ser ativado em poucos passos: Veja:
- Acesse o WhatsApp e vá na aba “Configurações”;
- Procure pela área “Privacidade”;
- Depois, clique em “Configurações avançadas”;
- Por fim, ative a opção “proteger endereço IP nas chamadas”.
“Se você é uma pessoa que tem uma preocupação ainda maior com sua privacidade, é possível optar por proteger seu endereço de protocolo de internet (endereço IP) nas chamadas do WhatsApp”, afirmou um trecho do post feito no blog do WhatsApp.
Além disso, a nota também relembrou que o conteúdo das chamadas do mensageiro é 100% protegido por criptografia. “Ninguém pode ouvir o conteúdo delas, nem mesmo o WhatsApp“, afirmou o comunicado.
Imagem: omerfarukguler / shutterstock.com