A empresa de comércio varejista Via, dona das redes Casas Bahia e Ponto, pretende realizar mudanças em suas operações. O objetivo é reverter o prejuízo de R$ 492 milhões anunciados neste ano, uma quantia superior ao que os especialistas haviam previsto.
Nesse contexto, a nova administração elaborou um plano de transformação com o objetivo de estabilizar, aumentar a geração de caixa e melhorar a rentabilidade. Esse plano se concentra em duas abordagens principais: alavancas operacionais e iniciativas para otimizar a estrutura de capital. A Via espera que, com essas mudanças, esteja preparada para alcançar um crescimento sustentável a partir de 2025.
Transformações estratégicas da proprietária das Casas Bahia
Para atingir essa meta, a empresa planeja fechar de 50 a 100 lojas deficitárias até o final de 2023 e cortar 6 mil funcionários. Atualmente, a empresa possui 1.127 lojas distribuídas em 550 cidades, com 6 delas já tendo sido fechadas. Além disso, busca intensificar promoções para diminuir o estoque, incluindo saldões online e nas lojas físicas das Casas Bahia, visando redução de até R$ 520 milhões de estoque até 2023.
Nesse sentido, a empresa está trabalhando em ajustes nos seus centros de distribuição para se adequar à redução de estoques, além da intenção de diminuir os investimentos em até 40% em comparação com o ano de 2022. A Via está estimando a possibilidade de atingir um lucro líquido de até R$ 1 bilhão antes dos impostos, embora uma previsão exata ainda não tenha sido determinada.
Via planeja transformar modelo de crediário e registra prejuízos
Ainda, a empresa planeja alterar seu modelo de financiamento do crediário, que representa 50% da exposição de crédito e está disponível também nas Casas Bahia. Atualmente, a Via paga juros ao banco para financiar os crediários, onde os clientes compram parcelado no carnê. Agora, a empresa tem a intenção de se valer do mercado de capitais para colocar sua carteira de crediário.
No segundo trimestre deste ano, a Via apresentou um prejuízo de R$ 492 milhões, em contrapartida ao lucro de R$ 6 milhões registrado no mesmo período de 2022. As vendas, por sua vez, se mantiveram estáveis, totalizando R$ 11 bilhões, com um aumento de 9% no marketplace e uma diminuição de 1,2% nas vendas diretas ao consumidor.
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