O Auxílio Gás, como inúmeras outras iniciativas do governo, tem como principal objetivo diminuir a desigualdade social e proporcionar uma vida mais digna às famílias de baixa renda. Atualmente, estima-se que por volta de 6 milhões de cidadãos brasileiros recebem esse auxílio.
Ademais, é importante reforçar que o auxílio corresponde a 50% da média do valor de um botijão de gás e que o pagamento do montante ocorre a cada dois meses.
Regras do Auxílio Gás
Para ter direito ao auxílio, obrigatoriamente, a família deve ter inscrição ativa e atualizada no CadÚnico. É possível realizá-la a qualquer momento no CRAS mais próxima da residência, munido de documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda.
Então, a partir disto, a família entra em fase de análise automaticamente. O período de avaliação por parte do governo pode durar até 120 dias. Se aprovado, o beneficiário passará a receber automaticamente, a cada dois meses, 50% do valor do botijão de gás de 13 quilos.
O pagamento é realizado pela Poupança Social Digital – disponível no Caixa Tem (Android ou iOS) ou pela conta Poupança Caixa Fácil.
Imagem: hikrcn / shutterstock.com