A atividade fÃsica regular, seja em caminhadas, treinos de musculação ou corridas, oferece benefÃcios para a saúde de ambos os sexos. Contudo, uma recente pesquisa realizada com financiamento do Instituto Nacional da Saúde (NIH) dos EUA, ressalta que mulheres podem obter ainda mais vantagens.
De acordo com o estudo, as mulheres que se engajam em atividade fÃsica apresentam menor risco de morte precoce e menor probabilidade de um evento cardiovascular fatal, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC), quanto comparadas a homens que se exercitam regularmente.
Mais exercÃcio, menos risco
Esses benefÃcios foram notados independentemente do tipo de exercÃcio praticado, incluindo atividade aeróbica moderada, como caminhadas rápidas, exercÃcios vigorosos como aulas de spinning, corrida ou pular corda e também treinamento de força, como musculação.
A pesquisa, publicada na revista Journal of the American College of Cardiology (JACC), é uma análise observacional que levou em conta dados de cerca de 400 mil estadunidenses, com idades entre 27 até 61 anos.
O caminho para uma vida mais longa
Durante duas décadas de acompanhamento, observou-se que as mulheres com regularidade em atividades fÃsicas tinham 24% menos probabilidade de morte precoce do que aquelas sedentárias. Para os homens ativos, a probabilidade era 15% menor, comparado aos sedentários.
Além disso, as mulheres que se exercitavam regularmente tiveram uma redução de 36% no risco de infarto, AVC ou outro evento cardiovascular grave. Para os homens, a redução foi de 14%.
ExercÃcios fÃsicos: Por que as mulheres se beneficiam mais?
Embora exista a clara constatação de que as mulheres se beneficiem mais da prática de atividade fÃsica, os motivos que levam a essa diferença ainda necessitam de estudos complementares. No entanto, os pesquisadores levantam algumas possibilidades.
Normalmente, os homens possuem maior capacidade pulmonar, corações mais aptos para atividades fÃsicas, mais massa corporal magra e uma maior proporção de fibras musculares de contração rápida do que as mulheres. Sendo assim, a atividade fÃsica pode exigir mais esforço das mulheres do que dos homens, o que intensifica os ganhos para a saúde delas.
Importância da atividade fÃsica
A pesquisadora Susan Cheng, cardiologista e uma das autoras do estudo, enfatiza que os dados reforçam a importância da atividade fÃsica para uma qualidade de vida melhor. “É uma maneira incrivelmente poderosa de viver mais saudável e por mais tempo”, acrescenta Cheng.
Veja também:
4 plantas que não trazem sorte e você deve se desfazer hoje mesmo
Apesar dos benefÃcios provados da atividade fÃsica, apenas uma pequena porção da população mantém um regime de exercÃcios constante. Por essas e outras razões, é essencial que mais pessoas valorizem e pratique uma vida ativa.
Imagem: ViDI Studio / shutterstock.com