Um asteroide que vale muito está no centro de uma recente missão da NASA. O que torna essa missão tão intrigante é a abundância surpreendente de metais preciosos que se acredita estar em sua composição. No início do mês, uma aeronave da NASA partiu em direção a esse astro peculiar, desencadeando grande interesse entre os astrônomos da organização.
De acordo com as estimativas dos cientistas, o “destino” do veículo espacial, enviado no dia 13 desse mês, pode valer algo em torno de R$ 50 quintilhões. Para se ter uma ideia, essa quantidade de dinheiro é maior do que a soma de toda a economia global, e seria suficiente para que todos os seres humanos na Terra se tornassem bilionários.
Ficou curioso? Para entender tudo sobre essa missão, continue a leitura a seguir.
Veja também:
Marina Ruy Barbosa aceita pedido de casamento e exibe joias de R$ 3 MILHÕES; veja as peças
Conteúdos
NASA vai atrás de asteroide que vale muito dinheiro
O corpo que está sendo estudado é chamado de “16 Psyche”, e de acordo com pesquisadores, é considerado o maior entre todos os asteroides ricos em minerais mapeados no Sistema Solar, com cerca de 279 km de diâmetro e 232 km de comprimento.
Algumas teorias elaboradas por cientistas indicam que ele pode, na verdade, ser o núcleo congelado de um antigo planeta-bebê. Essa conclusão se deve ao fato de que o asteroide é composto basicamente de níquel e ferro. Assim, a hipótese é que a estrutura tenha sido deteriorada pelo choque com outros corpos celestes durante o processo de formação da Via Láctea.
Em entrevista ao site Space.com, a administradora associada do Conselho de Missões Científicas da NASA, Nicola Fox, explicou que o desejo de chegar ao Psyche se deve à crença de que o corpo permanece quase que intacto. “É provável que os menores (asteroides) tenham sido alterados devido aos impactos, enquanto ele, pensamos, permanece completamente inalterado”, afirmou a representante.
SpaceX também tem interesse no asteroide Psyche
Além da NASA, outra grande corporação com atividades espaciais também está de olho no Psyche. A SpaceX, gerida por Elon Musk, pretende lançar a sonda “Psyche”, que por sua vez, encontra-se dobrada dentro de um foguete que viajará por 3,5 bilhões de quilômetros para chegar ao cinturão rochoso entre Marte e Júpiter.
A previsão, no entanto, é que o lançamento da sonda ocorra somente em agosto de 2029. Por enquanto, a aeronave ainda ficará mais três meses na órbita da Terra, para que os cientistas possa prepará-la da melhor forma para encarar essa missão interplanetária.
Imagem: 24K-Production / Shutterstock.com