O aviso de armazenamento cheio no Gmail é comum e frustrante para muitos usuários. Quando os 15 GB de espaço disponibilizados gratuitamente pelo Google são atingidos, diversas funções ficam comprometidas. No entanto, não é necessário comprar espaço extra. Existem formas práticas e eficientes de liberar mais espaço no Gmail sem gastar um centavo, confira!
Uma forma de evitar o esgotamento do espaço de armazenamento é alterar algumas configurações do e-mail. O usuário pode acessar a área de filtros e endereços bloqueados e estabelecer um novo sistema de organização. Esta ferramenta permite receber automaticamente e-mails em categorias especÃficas ou eliminar instantaneamente mensagens indesejadas, auxiliando na gestão do espaço da caixa de entrada.
Busca por anexos grandes no Gmail
Alguns e-mails vem acompanhados de anexos extremamente pesados. Com a ferramenta de busca avançada do Gmail, é possÃvel procurar especificamente por esses arquivos. Após a seleção da opção “Contém arquivos anexados” e a realização da busca, só serão mostrados os e-mails que se encaixam nesse critério. Desse modo, o usuário pode identificar e eliminar rapidamente os anexos que estão ocupando muito espaço.
O Gmail também permite a realização de buscas por e-mails de tamanho considerável. Além disso, e-mails mais antigos, que muitas vezes não possuem mais utilidade, acabam acumulando e ocupando espaço. Fazer uma verificação regular e excluir essas mensagens pode ajudar a liberar espaço na caixa de entrada.
Limpeza de spam e lixo eletrônico
Uma estratégia eficaz para liberar espaço no Gmail é esvaziar regularmente as pastas de Lixo Eletrônico ou Spam. O Gmail filtra spam de forma eficiente, mas essas mensagens ocupam espaço mesmo fora da caixa de entrada. Além disso, serviços como Google Fotos e Google Drive consomem parte dos 15 GB gratuitos.
Veja também:
5 bons carros usados para você comprar por até R$ 30 mil em 2024
Revisar e excluir arquivos desnecessários ou fazer download dos desejados ajudará a liberar mais espaço. Ao seguir essas dicas, é possÃvel manter a caixa de entrada organizada e evitar a necessidade de contratar espaço extra. O objetivo é otimizar o uso dos recursos disponÃveis para uma melhor experiência com os serviços do Google.
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com