O serviço de streaming da Apple, Apple TV+, anunciou recentemente sua nova aposta em adaptações de clássicos da literatura de ficção científica. Com uma terceira temporada de Fundação, baseada na obra de Isaac Asimov já confirmada, o plano agora é transformar Neuromancer, de William Gibson, em uma série televisiva. Escrita por Gibson, a peça será transformada em uma produção de 10 episódios.
Dessa maneira, Graham Roland, conhecido por seu trabalho como roteirista em séries como Lost, Fringe e Jack Ryan, foi nomeado designer e produtor do projeto. J.D. Dillard, diretor de obras como Irmãos de Honra e Sleight: O Truque Perfeito, é escolhido para filmar o piloto da série, que ainda está sem data de estreia.
Sobre Neuromancer na Apple TV
A série ainda não iniciou a pré-produção, o que indica que o projeto deve levar um tempo até ser lançado. De acordo com a sinopse oficial da plataforma, a história acompanha um “super-hacker” emocionalmente perturbado e de alto nível chamado Case. Morando nos subúrbios de Tóquio, ele se vê envolvido em uma rede de espionagem digital e crimes de alto risco com sua parceira Molly, uma assassina empenhada em revelar os segredos de uma grande corporação.
Lançado em 1984, Neuromancer é considerado um dos pilares da cultura cyberpunk, que mescla aspectos futuristas e tecnológicos com debates políticos e éticos. A obra antecipa debates pertinentes da atualidade, como os riscos da inteligência artificial (IA). Neuromancer traz para a literatura por questões sobre tecnologia e a condição humana que serviram de inspiração para várias obras.
Consequências do clássico em outras obras
Títulos como Matrix e o jogo Cyberpunk 2077 são considerados homenagens diretas ao universo criado por Gibson. No Brasil, a obra foi recentemente publicada pela editora Aleph. Neuromancer será co-produzida pela Skydance Television e a Anonymous Content, empresas que colaboram frequentemente na criação de séries com a Apple.
Veja também:
Mantendo o padrão de prestigiar a literatura de ficção científica, a Apple TV Plus mostra-se cada vez mais disposta a investir em clássicos do gênero, sempre com o objetivo de cativar ainda mais a audiência do serviço de streaming. Por enquanto, os fãs de Neuromancer, e de ficção científica em geral, terão que aguardar para mais detalhes sobre a adaptação do livro para a televisão.
Imagem: yousafbhutta / Pixabay