Nos aproximamos do fim de 2023 e, como de costume, é hora de reviver os memoráveis momentos musicais vividos durante o ano. Uma das plataformas que proporciona essa experiência nostálgica é o Apple Music, serviço de streaming musical da tech gigante, Apple.
A plataforma lançou a ferramenta de retrospectiva Replay, que exibe um panorama das músicas, artistas e gêneros mais populares entre os assinantes durante o ano corrente.
Essa ferramenta é uma maneira interessante de revisitar as músicas que fizeram parte de sua trilha sonora em 2023 e quem sabe, descobrir novas faixas que tenham passado despercebidas. Cada retrospectiva é personalizada com informações exclusivas de cada usuário, tornando a experiência única.
Como acessar minha retrospectiva no Apple Music?
Se você está curioso para saber qual foi a sua musica mais ouvida, o seu gênero favorito, ou quais artistas povoaram a sua playlist em 2023, aqui estão os passos para acessar a sua retrospectiva através do Apple Music:
No aplicativo:
- Abra o Apple Music (Android e iOS);
- Vá até a aba “Ouvir agora”;
- Procure pela opção “Replay”;
- Pronto! Você já pode conferir a sua retrospectiva personalizada.
No computador:
- Acesse o site replay.music.apple.com;
- Clique na opção “Confira”;
- Faça o login na sua conta Apple;
- E voilá! Sua retrospectiva está disponível.
O que esperar?
O Replay cria sete gráficos para seus usuários, e os disponibiliza para serem compartilhados online. Confira abaixo o que você encontrará na sua retrospectiva:
- O total de minutos que você ouviu músicas;
- O número de artistas que você ouviu e quem foi o seu favorito do ano;
- A informação se você integrou o top 100 de ouvintes de algum artista;
- O número de músicas e álbuns que você ouviu, bem como o seu álbum e música mais tocados;
- O gênero musical que você mais ouviu;
- E um resumo com o total de minutos, o artista, o álbum e a música mais tocados.
Além do mais, a retrospectiva Replay traz uma análise global do comportamento dos ouvintes do Apple Music, sendo a Taylor Swift eleita como a artista do ano no app. Adicionalmente, o serviço também disponibilizou a lista das músicas mais ouvidas tanto no mundo quanto no Brasil.
Enquanto isso, para os assinantes de outras plataformas como o Deezer, a retrospectiva de 2023 já está disponível, mas para quem usa o Spotify, a data de liberação do Spotify Wrapped deste ano ainda não foi divulgada.
Imagem: Divulgação / Apple Music