Quando o assunto é segurança digital não podemos minimizar a importância, principalmente em relação a um dos aplicativos mais usados no mundo, o WhatsApp. Afinal, quem nunca teve aquela preocupação com a possibilidade de perder todas as informações acumuladas durante anos de uso?
Pois é, para evitar esse cenário indesejado, alguns erros comuns que podem prejudicar a segurança do seu perfil no aplicativo devem ser evitados.
As nossas memórias, sejam elas em forma de fotos, vÃdeos ou simples conversas, são preciosas. Por isso, nós compilamos uma lista de práticas erradas que podem colocar a segurança daquelas memórias em risco. Com base nessas dicas, você poderá mantê-las seguras e evitar a inconveniência de perder o acesso à conta que utilizou durante tanto tempo.
Erros a serem evitados no WhatsApp
Enviar VÃrus ou Malware é um erro?
Sim, é um erro e dos grandes. Não somente é perigoso para os contatos que receberem os tais arquivos, como também é uma violação dos termos de uso da plataforma. Ou seja, a prática pode resultar na suspensão do usuário. Então, antes de compartilhar algum arquivo, sempre se certifique que ele está livre de qualquer ameaça.
Uso de números de fonte ilegal é considerado infração?
Com certeza! Usar números de telefone provenientes de fontes não autorizadas para contatar pessoas sem a permissão delas é uma infração séria, podendo levar à desativação da conta do usuário infrator. Lembre-se, a privacidade é um valor inviolável dentro do WhatsApp.
Falsificação de conta e mensagens automáticas
Criar contas falsas, principalmente na versão Business, e enviar mensagens automatizadas também são práticas graves, que podem resultar na perda total de acesso à conta.
Veja também:
Novo serviço de streaming chega ao Brasil: saiba como assistir ao Universal+
Utilização de aplicativos alternativos e alteração de código
O mesmo serve para quem tenta alterar o código do mensageiro ou usar aplicativos similares, como o GB WhatsApp ou WhatsApp Plus. Essas ações podem comprometer sua segurança e são consideradas violações dos termos de uso da plataforma.
Imagem: Temitiman / shutterstock.com