No TikTok, circula um vídeo com uma voz semelhante à de Barack Obama, que envolve uma teoria da conspiração sobre a morte repentina de seu ex-chefe de cozinha. No entanto, embora seja idêntica, a voz não pertence ao político, sendo uma falsificação feita com a ajuda da Inteligência Artificial.
Diante disso, a NewsGuard, empresa que monitora desinformação online, emitiu um alerta não apenas para os usuários do TikTok, mas também para todos os utilizadores de outras redes sociais que estão suscetíveis a situações semelhantes. A seguir, veremos o perigo da disseminação desse tipo de conteúdo falsificado.
Veja também:
Saiba como escolher a melhor placa de vídeo para montar seu PC
Conteúdos
Informações falsas sobre Obama
A NewsGuard foi responsável por identificar o vídeo com a falsa voz de Obama. Segundo os dados da empresa, o mesmo conteúdo foi compartilhado por uma das 17 contas do TikTok que compartilham informações infundadas com áudio falso, identificadas pela NewsGuard.
De uma forma mais abrangente, a maioria das contas publicou outros vídeos relacionados a rumores sobre celebridades, também usando vozes geradas por IA. Entre essas informações, alegações falsas de que Obama é homossexual e de que Oprah Winfrey está envolvida no comércio de escravos.

Perigo de vídeos falsos gerados por Inteligência Artificial
Empresas que monitoram a propagação de desinformação constataram que o número de conteúdos falsos gerados por IA, como vídeos deepfake e áudios, aumentou. Com isso, a população corre o risco de ser afetada por atos mais graves, especialmente no âmbito político.
A NewsGuard chama a atenção para o uso de IA na criação de conteúdos que simulam discursos ou ações de políticos, por exemplo. Isso significa que pessoas mal-intencionadas podem manipular a opinião pública por meio do compartilhamento desse tipo de conteúdo.
Medidas tomadas pelo TikTok para combater fake news
Portanto, as plataformas digitais, incluindo o TikTok, estão adotando medidas para sinalizar e alertar sobre esse tipo de conteúdo. Isso se torna importante, pois cada vez mais os conteúdos gerados por IA se tornam uma ferramenta para a disseminação de notícias falsas.
No entanto, essas plataformas ainda permitem a publicação e compartilhamento desse conteúdo gerado por IA na rede. É possível encontrar diversos vídeos de paródias que mostram políticos e celebridades dizendo qualquer coisa que a IA seja programada para criar.
Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com









