Muito antes do boom das redes sociais atuais, já haviam tentativas ousadas de conectar pessoas na internet. Para quem pensa que o Orkut foi o pontapé inicial dessa “moda”, sinto informar, mas há um percussor.
Nos tempos da internet discada e do barulho ensurdecedor do modem conectando, já existia uma rede social tentando fazer seu nome, a SixDegrees. Ela foi lançada em 1997, nos Estados Unidos, por Andrew Weinreich, surpreendendo a todos.
A primeira rede social do mundo
EstarÃamos mentindo se disséssemos que a SixDegrees não era avançada para o seu tempo. Ela já possui recursos populares que utilizamos hoje em dia, como a criação de grupos e conexão com diferentes usuários. Os internautas poderiam enviar e-mails e convidar outros para participar da plataforma.
O nome da rede social derivava da Teoria dos Seis Graus de Separação, que sugere que todos no mundo estão conectados por seis ou menos elos de amizade. Apesar de sua inovação, faltava na rede social um recurso essencial para o sucesso das redes sociais atuais: suporte para subir fotos e vÃdeos.
O que levou ao fim da SixDegrees?
A conexão lenta da internet da época e a falta de interesse das pessoas em se conectar com desconhecidos contribuÃram para o declÃnio da SixDegrees, que fechou suas portas em 1999.
Após o fim da plataforma, outros tentaram seguir seus passos, como o Friendster, lançado em 2002, que proporcionava um feed de notÃcias e a adição de amigos com interesses em comum.
E as demais redes sociais, como fizeram?
Infelizmente, o Friendster não foi capaz de competir com a próxima grande rede social, o gigante Facebook, que se lançou em 2004 para dominar o mundo virtual rapidamente.
Ainda assim, vale a pena mencionar a bem-sucedida rede social Orkut, muito popular entre os brasileiros nos anos 2000, apesar de ter sucumbido à competição feroz do Facebook, encerrando suas atividades em 2014.
Hoje, apesar de tantas opções de redes sociais, vale a pena recordar a pioneira SixDegrees, que lá em 1997 já pensava em como conectar pessoas ao redor do mundo.
Imagem: Antlii / shutterstock.com