Por mais que não haja nenhum anúncio oficial da Microsoft, há um burburinho cada vez maior na Internet sobre a chegada do Windows 12. Portais de tecnologia, como PCMag e Software Keep, especulam que o software poderá ser lançado ainda em 2024. No entanto, outros rumores indicam que o Windows 11 será a última versão do sistema operacional, sendo lançadas apenas atualizações contÃnuas a partir de agora.
Ainda que a Microsoft não tenha divulgado nenhuma informação oficial, os portais citados anteriormente reúnem inúmeros rumores de que a nova versão do sistema operacional será apresentada no segundo semestre de 2024. Essa especulação foi alimentada por uma entrevista com o diretor de finanças da Intel, Dave Zinsner, em outubro de 2023.
Mudanças no executivo e novidades na interface
O executivo demonstrou otimismo com um possÃvel aumento na venda de computadores, visto a chance de lançamento de uma nova versão do Windows. Contudo, a saÃda de um dos lÃderes da Microsoft, que se transferiu para a Amazon, gerou especulações contrárias. A mudança poderia atrasar o lançamento de uma nova versão de um dos produtos mais importantes da big tech.
Entre as especulações em torno do Windows 12, há a possibilidade de que widgets como previsão do tempo, notas e calendários possam ser movidos para a área de trabalho. Espera-se também uma alteração no menu inicial para permitir maior personalização da aparência do sistema operacional pelo usuário. Outro recurso bastante aguardado é a barra de tarefas flutuante.
Inteligência artificial e o Windows 12
Os rumores também sugerem que a Inteligência Artificial (IA) integrada seja um dos pontos centrais do Windows 12. Isso indicaria atualizações na Cortana, a IA da Microsoft habilitada para voz, além dos recursos de aprendizado de máquina para melhorar o desempenho, a segurança e ajudar os usuários a organizar tarefas mais rapidamente.
Veja também:
Amazon surpreende clientes e restringe uso de alguns apps no Fire TV; entenda
Do mesmo modo, a IA poderia contribuir para a segurança do sistema operacional, permitindo detectar e responder a ameaças em tempo real. Além disso, essa tecnologia facilitaria backups e compartilhamento de arquivos. É importante salientar que todas as informações citadas não passam de especulações, já que a Microsoft ainda não realizou nenhum pronunciamento oficial a respeito do Windows 12.
Imagem: charnsitr / Shutterstock