Você provavelmente já ouviu falar do “beijo grego” – uma prática sexual que tem ganhado destaque e alimentado muitas conversas recentemente. Um incidente registrado em Araraquara, São Paulo, trouxe à tona essa expressão, quando uma mulher descobriu e expôs um caso entre seu marido e pai nas redes sociais. Mas, apesar de ser prazerosa para alguns, será que existem riscos à saúde associados a essa prática?
No incidente em Araraquara, um beijo grego figura como um dos ‘destaques' do caso, gerando debates públicos sobre os potenciais riscos dessa prática. O ‘beijo grego' refere-se à prática sexual em que se coloca a lÃngua no ânus do parceiro. Embora seja uma “região potencialmente contaminada”, como mencionado pelo médico Jairo Bouer, especializado em sexualidade, há maneiras seguras de desfrutar desse ato e, ao mesmo tempo, se prevenir.
Quais são os riscos do beijo grego?
Para quem pratica o beijo grego, o risco está em contrair vÃrus, bactérias ou parasitas, especialmente se houver feridas ou aftas na boca, que podem ser uma porta de entrada para agentes infecciosos.
Veja também: Confira 7 doenças difÃceis de serem diagnosticadas pelos médicos
Entre as possÃveis doenças estão as hepatites, gastroenterites, HPV (papilomavirus), sÃfilis, herpes e outras Infecções Sexualmente TransmissÃveis (ISTs).
Como se prevenir durante a prática do beijo grego?
Os riscos para quem recebe o beijo também existem. A boca pode contagiar a região anal se a pessoa que pratica o beijo grego estiver com herpes tipo 1 (labial), candidÃase oral ou gonorreia orofarÃngea. Além disso, com um sistema imunológico debilitado, a chance de infecção é maior.
Para prevenir problemas, é essencial que o parceiro que realiza o beijo grego tenha uma boa saúde oral e evite a prática caso tenha feridas ou cortes na boca. A migração da bactéria Escherichia coli para a uretra ou para o epidÃdimo (canal localizado atrás dos testÃculos) também pode ocorrer, resultando em incômodas infecções, caso a boca entre em contacto com os genitais depois de ter tido contato anal.
Portanto, os cuidados antes e durante a prática do beijo grego são de extrema importância para garantir que os riscos à saúde sejam minimizados.
Imagem: feeling lucky / shutterstock.com