Os robôs de delivery, cada vez mais presentes em grandes cidades ao redor do mundo, representam uma inovação significativa na distribuição autônoma de produtos diversos. Esses pequenos ajudantes automatizados operam por meio de uma combinação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, sensores de detecção e sistemas de navegação autônoma.
Em resumo, um robô de entrega é um dispositivo autônomo desenvolvido para transportar e realizar a entrega de cargas de forma autônoma. Comumente equipados com sensores, câmeras e sistemas de navegação, esses robôs são capazes de se moverem com segurança pelas ruas e evitar obstáculos do ambiente em que estão inseridos.
Como funciona um robô de delivery?
Tomando como exemplo os robôs da Starship Technologies, uma das referências do mercado, essas máquinas têm a capacidade de levar uma carga de até 9 kg e podem se mover a uma velocidade de 6,4 km/h. O segredo para uma navegabilidade segura e precisa está na composição tecnológica desses robôs, que contam com uma gama de equipamentos como navegadores GPS.
Diferentemente da entrega realizada por humanos, a entrega via robô precisa contar com uma série de fatores técnicos. Por exemplo, o robô precisa calcular instantaneamente uma rota com base em imagens de satélite e na distância do ponto de coleta ao ponto de entrega. Ou seja, além de se preocupar com a rota, o robô de entrega também precisa considerar obstáculos e as condições do trajeto.
O controle dos robôs de delivery
Com o objetivo de aprimorar a precisão da navegação autônoma, os robôs de entrega são capazes de construir um mapeamento das rotas percorridas. Entretanto, mesmo com todos os dados coletados, ainda é necessário que operadores humanos estejam disponíveis para auxiliar em caso de obstáculos inesperados ou rotas complexas.
Veja também:
Ranking mostra a internet mais rápida do Brasil, confira a lista
A gigante Amazon chegou a anunciar em 2019 testes para implementar seu próprio robô de entrega, batizado de Scout. No entanto, a empresa decidiu encerrar os testes de campo em 2022. No Brasil, o iFood também deu seus passos no segmento com o ADA, o primeiro robô autônomo a chamar o elevador sozinho para realizar entregas.
Imagem: Julija Sh / shutterstock.com