O corpo humano está em constante mudança e com o passar dos anos, algumas dessas alterações passam a ser mais explÃcitas: surgimento de cabelos grisalhos, marcas de expressão, problemas de saúde e até os órgãos genitais, que passam a funcionar de forma diferente.
No caso das mulheres, a vagina passa por várias mudanças, principalmente a partir dos 30 anos. É quando o órgão começa a envelhecer em razão de um elenco de modificações no organismo, como ocorrem com os hormônios, por exemplo.
Neste artigo, a Optclean vai discutir um pouco sobre 7 mudanças que ocorrem na vagina a partir dos 30 anos. Você ficou curiosa e quer entender melhor a respeito disso? Então, fique por aqui e confira as informações que reunimos para você.
Conheça 7 mudanças que ocorrem na vagina após os 30
Grandes lábios
Com o passar do tempo, é comum que o corpo perca proteÃnas necessárias para manutenção da elasticidade de nossa pele. Isso acarreta em uma condição: a frouxidão dos grandes lábios vaginais.
Menos pelos
Na juventude, todos nós percebemos o surgimento de pelos em nossos órgãos genitais. No entanto, com o passar do tempo, essa pelagem tende a diminuir, tanto em homens quanto em mulheres.
Pequenos lábios
Se os grandes lábios passam por uma frouxidão, os pequenos, por sua vez, passam por um processo de escurecimento. Por isso, algumas pessoas adotam cremes que auxiliam no clareamento.

Tecidos Ãntimos
Também pode ocorrer um processo de atrofia dos tecidos vaginais, em decorrência da elasticidade provocada pela perda de proteÃnas importantes para a pele.
Sensibilidade
Com o avanço do tempo, a redução dos hormônios pode provocar vários impactos. Um deles é a redução na sensibilidade e a vascularização do órgão feminino, que podem gerar desconforto durante as relações.
Infecções
As mudanças ocorridas pela vagina também podem acarretar em um processo de alteração do pH da região. Ele se torna mais ácido e, com isso, a frequência de infecções aumenta.
Veja também:
5 truques para você fazer sexo mais devagar, mas com muito mais prazer
Flacidez
Assim como o parto provoca flacidez na musculatura vaginal, a velhice também acarreta no afrouxamento dos músculos da vagina. Essa condição pode, em alguns casos, provocar incontinência urinária.
Imagem: Alexander Grey/ shutterstock.com









