Explorar culturas diferentes é sempre uma experiência enriquecedora. No entanto, pode haver armadilhas culturais inesperadas para os brasileiros em outro país. Certos hábitos brasileiros comuns, como chegar atrasado a festas ou mostrar marquinhas de bronzeamento, podem ser considerados desrespeitosos em outros países.
Esses costumes, embora façam parte da rotina de muitos brasileiros, podem ser mal interpretados em algumas culturas estrangeiras. Portanto, é crucial estar ciente e respeitar a diversidade cultural ao viajar para uma outra nação.
Hábitos brasileiros impróprios: Quais são eles?
Atrasar e levar outros convidados – Na Suécia:
Os suecos são muito cuidadosos com suas regras sociais. Chegar no horário é muito importante para eles e levar convidados não confirmados é mal visto. Além disso, eles valorizam muito a tranquilidade, ao ponto de convidar os vizinhos para uma festa apenas para evitar possíveis reclamações.
Veja também:
Lista atualizada de todos os feriados previstos para 2024; confira
Servir bebida alcoólica a si mesmo (mulheres) – Na França:
Na França, é inapropriado para as mulheres se servirem de álcool. Mesmo em encontros casuais, é comum esperar que um cavalheiro da mesa se ofereça para servir. Embora seja uma tradição respeitada, essa prática parece estranha, considerando a forte presença do feminismo no país.
Cumprimentar com a mão esquerda – Índia:
Apertar a mão com a esquerda é considerado um mau sinal na Índia. Isto se deve a um costume local onde a mão esquerda é usada para limpeza pessoal. Como regra, os indianos também comem apenas com a mão direita.
Mostrar a sola do sapato – Iraque:
No Iraque, mostrar a sola do sapato é um grande sinal de desrespeito. Portanto, evite cruzar as pernas de maneira que a sola fique visível ao sentar. Eles preferem manter as pernas juntas durante uma conversa.
Passar a mão na cabeça de uma criança – Tailândia:
Na Tailândia, tocar a cabeça de uma criança é um tabu. Isso ocorre porque o budismo, que é praticado pela maioria da população, considera a cabeça como a casa da alma.
Tocar as pessoas numa conversa – Bélgica:
Os belgas não gostam de ser tocados durante uma conversa. Gestos efusivos, como tapas nas costas, podem ser desconfortáveis para eles. Eles preferem uma distância respeitosa durante uma conversa.
Exibir o bronzeado – China:
Na China, um tom mais claro de pele é considerado um sinal de status mais elevado. Dessa forma, exibir o bronzeado pode passar a imagem oposta do desejado aos chineses. Portanto, é sempre melhor estar ciente e respeitar as diferenças culturais ao visitar um novo país.
Imagem: Iryna Kalamurza / shutterstock.com