O tempo tem oscilado bastante em boa parte do paÃs. Este inverno tem sido marcado por uma grande variação de temperaturas, com os indicadores caindo e subindo semana após semana.
Muitas pessoas sofrem neste perÃodo do ano com as constantes mudanças de temperatura. Quem é mais sensÃvel a essas oscilações acaba sendo afetado por resfriados, viroses e a tão temida dor de garganta.
Se esse é o seu caso, conheça a seguir algumas receitas de chás que podem ajudar a curar a garganta inflamada. Elas trazem diversos benefÃcios e são capazes de aliviar sintomas e desconfortos.
Receitas de chá para dor de garganta
Chá de abacaxi
Para produzir esse chá, basta ferver alguns cubos de abacaxi junto com 300 ml de água por cerca de 5 minutos. Depois disso, é só coar e misturar com uma colher de mel.
A bromelina, enzima presente na fruta, tem propriedades anti-inflamatórias e pode aliviar o desconforto e irritação da garganta.
Chá de romã
Primeiro, ferva 250 ml de água e, ao desligar o fogo, adicione uma colher de folhas secas de romã. Também é possÃvel usar sementes esmagadas da fruta. Depois, basta deixar infusionar por 5 a 7 minutos. O romã tem muitos nutrientes, alguns deles antioxidantes e anti-inflamatórios.
Chá de limão
Basta ferver 250 ml de água e adicionar meio limão espremido junto com um dente de alho esmagado. Em seguida, tampe a mistura e aguarde de 5 a 10 minutos. Depois, é só coar antes de beber. O propósito dessa receita é aproveitar a riqueza em Vitamina C do limão para fortalecer a imunidade.
Chá de anis estrelado
O processo é bem simples: ferva 350 ml de água com duas estrelas de anis durante 5 minutos. Por fim, coe a mistura para beber. O anis possui compostos antimicrobianos, que ajudam a combater bactérias e vÃrus que estejam dentro do corpo.
Chá de camomila
Essa clássica bebida é feita com duas colheres de chá de flores secas de camomila, que devem ser adicionadas a 250 ml de água fervida. Ao fim do processo, tampe a mistura, espere 10 minutos e coe antes de beber. A camomila é conhecida pelas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.
Vale lembrar que, apesar de trazer alÃvio para os sintomas, apenas os chás não são suficientes para combater os problemas de saúde. É importante consultar um médico, já que a garganta inflamada, por exemplo, pode significar algo mais grave, como uma infecção bacteriana.
Imagem: Myriams-Fotos / Pixabay