Um dos conteúdos mais básicos ensinados nas autoescolas do Brasil é o significado das placas de trânsito mais comuns. Para tirar a habilitação, é preciso mostrar domÃnio das sinalizações na prova teórica.
No entanto, o sistema de ensino de trânsito brasileiro não costuma preparar o motorista para entender todas as placas que existem. No dia a dia, acabamos nos deparando com alguns sinais “misteriosos”, desconhecidos pela maioria da população.
Portanto, conheça a seguir cinco placas cujas orientações são normalmente ignoradas pelos condutores por falta de conhecimento e descubra o que cada uma delas significa.
Conteúdos
Placas de trânsito pouco conhecidas
Reta atravessada por uma seta curva
Quando você ver uma placa deste tipo, ela está indicando que é proibido mudar de faixa ou pista, vindo da direita para a esquerda em determinado trecho.
SÃmbolo de pedestre sendo apontado por uma seta
Essa placa é direcionada especialmente para os pedestres e indica que eles devem permanecer do lado direito da calçada ou passeio público.
Veja também:
4 dicas de como utilizar seu smartwatch para melhorar produtividade
SÃmbolo de cerca de madeira
Quando você ver esse sÃmbolo, isso quer dizer que há uma passagem de nÃvel com barreira logo a sua frente na via em que você estiver trafegando.
Barras paralelas
A sinalização com duas barras paralelas que se afastam nas extremidades indica que o motorista passará em breve por uma ponte mais estreita do que a via na qual ele se encontra.
Seta para cima, seta para baixo e um obstáculo
Essa placa é uma das mais difÃceis de serem interpretadas. Ela indica a existência de uma pista dupla em que as direções opostas de tráfego são separadas por um obstáculo.
Imagem: photopixel / shutterstock.com