Apesar de serem muito úteis no dia a dia das pessoas, os automóveis possuem um elenco de especificidades que são pensadas para atender às demandas de seus públicos. Por isso, alguns modelos de carro podem ser considerados inadequados para o contexto brasileiro.
Isso pode ser resultado, na verdade, de diferentes critérios: baixas demandas de mercado, falta de continuidade em produção dos modelos, alto custo de compra, etc. Você ficou curioso e quer saber mais sobre esses automóveis tão “problemáticos”?
Nas próximas linhas desta matéria, a gente vai te contar um top 5 com os modelos de carros que não deveriam existir no Brasil. Portanto, se você quiser conferir a lista completa, fique por aqui e veja todas as informações que nós reunimos.
Top 5 de carros que não deveriam existir no Brasil
Jeep Compass 4xe
Iniciando a lista, temos este modelo que foi apresentado como uma versão hÃbrida do SUV médio da Jepp. No entanto, teve suas vendas restritas a poucas concessionárias e um custo de aquisição bem maior com relação ao modelo diesel da linha, além de um alto consumo de combustÃvel e de um valor superior a muitos carros elétricos.
Mercedes-Benz Vito
A linha de furgões médios da Mercedes-Benz permaneceu no mercado brasileiro por três anos, mas enfrentou baixa aceitação, principalmente devido ao seu preço elevado, comparável ao do Renault Master, que apresentava dimensões significativamente maiores.
Veja também:
Beber água demais pode matar: veja os riscos da hiponatremia
CAOA Chery Tiggo 3X
Ele foi descontinuado pela CAOA Chery em menos de um ano de mercado. O modelo foi lançado como um uptade do Tiggo 2 e tinha um motor 1.0 turbo, apresentando uma potência e torque estranhamente baixos, fazendo dele um automóvel fraco.
Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV foi um outro automóvel que também não fez muito sentido em sua estreia, principalmente por seu alto custo de compra culminado à sua rápida descontinuidade, visto que em breve vai sair de linha. Ele conta com diversas caracterÃsticas, mas deixa a desejar no quesito do preço.
Peugeot Partner Rapid
Encerrando nossa lista de carros que não deveriam existir, temos este modelo da Stellantis, que decidiu lançar a van compacta no Brasil, mesmo diante da liderança da Fiat Fiorino. O resultado? As vendas foram um fiasco, com 87 unidades vendidas em outubro de 2023 contra mais de 2 mil unidades de Fiorino.
Imagem: alexfan32 / shutterstock.com