Você sabia que em breve pode haver um sinal com quatro cores? A misteriosa 4ª luz no semáforo ainda não chegou às ruas e avenidas brasileiras, mas já está gerando muita discussão, sendo alvo de muitas especulações sobre seu propósito e a questão mais curiosa de todas: o que ela significa?
Os semáforos de quatro luzes, na verdade, ainda estão em fase de testes. O recurso inusitado é uma criação da North Carolina State University, nos Estados Unidos. Acadêmicos da instituição estão conduzindo um experimento para avaliar a eficiência da novidade.
Mas afinal, qual seria a finalidade dessa mudança? A nova sinalização está relacionada a uma tecnologia em ascensão que pode, inclusive, mudar os rumos da indústria automobilística: veículos autônomos (AVs), carros conduzidos por motoristas não humanos.
Conteúdos
Qual a função da 4ª luz no semáforo?
A convivência entre motoristas humanos e carros que se “auto-conduzem” pode ser algo complexo. Assim, o semáforo desenvolvido no projeto pode ser uma ferramenta útil para facilitar esse processo. Ele tem ao todo quatro cores: verde, amarelo, vermelho e a nova sinalização, branca.
As três primeiras mantêm seus simbolismos clássicos, enquanto a nova luz (branca) indicará aos motoristas humanos seguir o carro à sua frente. Ou seja, toda vez que a 4ª luz estiver acesa, o condutor poderá avançar o sinal livremente, e quando ela estiver apagada, será obrigatório parar.
Mas afinal, como isso contribui para o trânsito?
Recurso melhora a gestão do fluxo de tráfego
Os carros autônomos possuem sistemas sofisticados de comunicação, funcionando de acordo com dados enviados e recebidos por outros veículos ao seu redor. Dessa forma, a ideia é explorar esse potencial para melhorar a mobilidade urbana, permitindo que esses carros se comuniquem entre si e com os sistemas de semáforos nos cruzamentos, dentro de um determinado alcance.
A partir disso, a luz branca terá como objetivo avisar aos motoristas humanos de que os VAs estão coordenando suas ações junto ao sistema de semáforos para facilitar o fluxo de tráfego em momentos de congestionamento. Assim, ela indicará as situações em que seguir esses veículos pode ser mais rápido, economizando tempo dos condutores e contribuindo para a organização no trânsito.
Veja também:
iPad dobrável pode ser lançado muito em breve pela Apple; saiba mais
Com esse mecanismo, o projeto espera, no futuro, melhorar a gestão do fluxo de tráfico nas cidades de forma eficiente e inteligente.
Imagem: Reprodução / Informe Brasil